domingo, 14 de junho de 2015

Parentalidade ou ser Pais?

Devem estar na moda os cursos de parentalidade ou de repente estes pais modernos e actuais já nao sabem educar os filhos?
O curso de preparação para o parto justifica-se por si, que é um acontecimento muito específico gerador de muita ansiedade contudo, parece que educar e criar um filho também já o é!

Ele é workshops em como falar com adolescentes, sobre adolescência, multiplicam-se serviços que ofecerem coaching parental, mediação  familiar e até  formações em coaching para esse fim...será que se justifica?

Os nossos pais já não têm tempo para lembrar como foram educados? De aprender com os filhos? Conversar com eles? Não se lr,besm do que é ter a idade deles?
Estas crianças modernas e actuais requerem outro tipo de formação pelos pais?
Terá nascido o conceito de manual para educar um filho que tanto se ansiava há milénios?

Será assim tao difícil criar e educar um filho, actualmente?

Eu não tenho filhos, porenquanto...mas sei reconhecer que os miúdos de agora são diferentes dos da minha geração e que já foram diferentes da geração da minha mãe e por ai adiante. Mas será que se justifica?

Talvez a falta de tempo (para estar com os filhos), paciência(para estar cim eles depois dos x trabalhos ou depois de x horas de trabalho ou para lidarem com os dramas pois eles próprios estão deprimidos por várias razões) e cansaço no geral, sejam factores determinantes para procurarem este tipo de soluções cada vez que vejo publicidades a coaching parental...mas justifica-se? (Claro que quem procura tem outra disponibilidade financeira)

Os pais precisam de pagar para os motivarem e orientarem na educação dos filhos?

São miúdos: passam por várias fases, cometem erros, aprendem, evoluem, amadurecem, e vão cometer sempre erros e voltar a aprender...

A tarefa dos pais é acompanhá-los, conversar com eles, educá-los...

De outra perspectiva, os pais sempre poderam contar com os serviços de psicologia para os ajudarem. Porque os pais também ficam psicologicamente vulneráveis.

Mas já não sei se estes coaching são fruto da inaptidão para a vida social que se está a desenvolver na sociedade actual, devido ao uso expressivo de redes sociais e tecnologia, se é estar a desviar a responsabilidade de serem pais presentes para os filhos, que são umas pestes, e não conseguem fazer nada deles?

Ou então preferem seguir pelos conselhos de estranhos, em termos de educação-só teoria-do que aprender com os filhos a maneira como os educar.

Os miúdos fazem asneira e são umas pestes para vos chamar a atenção, oh cromos! Eles sentem a vossa falta! Socializem com eles!

Manuais de educação são necessários mas nenhum refere o tipo de criança que o vosso filho é!

As crianças são seres humanos, únicos, assim como os seus pais!
A educação não é apenas ler manuais, é aprender também entre vós!
Por muito jeito que faria os miúdos trazerem manuais eles não são máquinas que consigamos antever se darão problemas ou avariar...

Parentalidade soa-me a termo demasiado técnico para aquilo que define ser-se Pais...é mais que uma função, é um sentimento...

Sem comentários: